Foto: EBC

Cada vez mais usado nos ônibus urbanos, ar condicionado precisa de manutenção periódica e efetiva

Nos últimos anos os serviços de transporte público urbano mudaram para oferecer uma melhor experiência ao passageiro. Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavirus, as mudanças estão chegando aos poucos.

Um dos serviços que estão cada vez mais comuns nos ônibus urbanos é o de ar condicionado. Os equipamentos que refrigeram o ar dentro dos ônibus estão em processo de expansão.

Nas grandes cidades, já é comum encontrar ônibus que tenha instalado o equipamento de ar condicionado. Além disso, outros serviços já estão sendo oferecidos aos passageiros.

Entradas de USB para a recarga de aparelhos eletrônicos estão instalados em vários coletivos de diversas cidades. Isso facilita a recarga de telefones celulares ou tablets, que são usados no dia a dia.

O uso do ar condicionado no ônibus urbano deve ser sempre acompanhado de uma manutenção efetiva e de qualidade. Com isso, o equipamento sempre deverá estar funcionando bem.

Os motoristas deverm ser treinados para poderem ligar e regular os aparelhos de ar condicionado dentro dos coletivos. Muitos ainda não sabem operar o equipamento, o que pode gerar desconforto aos passageiros.

Muitas prefeituras, em seus novos contratos com empresas de ônibus, já exigem que os coletivos tenham o ar condicionado instalado e funcionando em boas condições, pois alguns ônibus ainda circulam com os aparelhos desligados.

Quando o ar condicionado está ligado, todas as janelas devem estar fechadas para uma melhor performance do equipamento. Dessa forma, economiza-se combustível e o ar condicionado funciona melhor.

Com as janelas abertas, há uma ‘fuga’ do ar refrigerado para fora, forçando o aparelho de ar condicionado funcionar ainda mais forte, aumentando o consumo de combustível e prejudicando seus componentes.

Há também outros equipamentos importantes que auxiliam na ventilação interna dos coletivos, como os exaustores, que são revestidos com cúpulas externas, além dos ventiladores de teto, que fazem a renovação do ar interno, nunca deixando a circulação do mesmo ar.

Todos esses itens sempre precisam de uma manutenção adequada para que os equipamentos funcionem da melhor forma. Há vários fabricantes com excelente manutenção como a Denso, a Valeo, a Thermoking, a Hispacold, a VMGaires, a Foca, a Buscoar, a Arcoclima, a Eberspacher, a ApolloÔnibus, entre outras.

Essa manutenção é importante pois mantém os componentes funcionando da forma correta, além da limpeza sempre necessária para que o ar circule limpo e devidamente na temperatura correta.

As cidades, cada vez mais quentes, exigem o ar condicionado já como padrão para suas frotas. E o passageiro agradece.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *