Ao longo do tempo os letreiros descritivos das linhas foram mudando e hoje praticamente tudo é digital. Antigamente usava-se uma espécie de lona denominada percaline, onde eram escritos os destinos do ônibus.
Desde o início deste século os itinerários eletrônicos começaram a serem usados cada vez mais nos ônibus urbanos e mais tarde também nos rodoviários, de acordo com o ritmo de renovação de frota.
Atualmente os ônibus urbanos têm apenas itinerários eletrônicos. Dificilmente ainda se encontra letreito feito de lona nas empresas e cooperativas de transporte no Brasil.
Isso facilita a colocação de destinos e a sua troca, pois não há mais necessidade de abrir a tampa, girar o rolo de itinerários até o bairro para onde o coletivo vai, muitas vezes a catraquinha enroscava, ou seja, uma série de problemas poderia acontecer.
Hoje, com os itinerários eletrônicos é só apertar um botão a cada volta. Para programar as linhas, é só colocar no computador e depois descarregar na caixa controladora dentro dos ônibus.
Há itinerários de diversas marcas e modelos, podendo serem de várias cores como branco, vermelho, âmbar, amarelo, entre outros. Há até itinerários bicolores ou tricolores, facilitando a identificação do destino pelo passageiro.
A Apollo Ônibus, além de vender itinerários eletrônicos dos mais diversos tamanhos, também presta o serviço de configuração no ônibus, ou seja, faz toda a programação dos destinos para a sua frota.
Os itinerários podem ir alocados na frente ou como auxiliar na lateral e até na traseira. Hoje há coletivos com até sete paineis, dispensando o uso de placas ou de papeis.
Na hora de comprar o seu itinerário eletrônico ou fazer a manutenção, procure a Apollo Ônibus.
Add a Comment