Um dos maiores problemas nos ônibus urbanos brasileiros é o chamado “espigão corrido”. O nome é um tanto quanto estranho, mas é um tipo de problema muito comum que tem várias causas.
Péssimas condições do viário por onde o ônibus circula, falta de manutenção e até desgaste das peças dos eixos podem fazer com que esse tipo de problema apareça e prejudique a circulação.
O espigão corrido é quando o pino de centro do eixo quebra ou sai do lugar, fazendo com que o eixo fique completamente torto, dando a impressão que o ônibus está andando ‘de lado’.
Muitos vídeos na internet mostram ônibus andando como “caranguejo”, ou seja, com a frente para um lado e a traseira toda torta. Isso pode representar grande perigo tanto para quem dirige o ônibus quanto para quem está nas proximidades.
O motorista geralmente não consegue ter a percepção de que o coletivo está tão torto assim, e por isso a traseira pode acertar carros e motos que estão em processo de ultrapassagem.
Esse problema pode ser resolvido rapidamente pela mecânica da empresa ou particular. Coletivos que passam em vias muito esburacadas ou com muitas lombadas podem fazer esse pino quebrar ou se deslocar.
Em casos mais graves a roda do eixo traseiro pode encostar na carroceria, carcomendo todo o pneu e podendo até danificar a lataria. A verificação constante das condições dos eixos é muito importante para a segurança de todos.
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