Janeiro é um mês marcado pelo clima de férias e, para desfrutar dos principais espaços de lazer em Sorocaba (SP), a dica é ir de BRT. Das 24 linhas operadas pelo sistema, 14 delas levam o passageiro rapidamente a importantes parques, praças e shoppings.
O BRT está presente nas regiões Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro, ligando os extremos e facilitando os deslocamentos e a diversão de crianças e adultos. Por dia, são transportados mais de 75 mil passageiros, mas durante as férias esse número varia para mais ou para menos dependendo do ritmo das pessoas no município. Tem gente que viaja, porém há aqueles que ficam na cidade e ainda recebem visitantes. Com isso, novos passageiros acabam acessando a operação.
Para aproveitar ao máximo e não perder tempo no trânsito, a sugestão do BRT é planejar as saídas de casa com o auxílio do aplicativo Cittamobi que ajuda a indicar o melhor roteiro e o horário exato que o ônibus irá passar. Cada passageiro deve fazer o download do aplicativo Cittamobi na Play Store ou na Apple Store, preencher o cadastro do usuário e informar seus dados. Em seguida, basta criar a sua Carteira Digital, colocar o saldo (PIX, boleto ou cartão de crédito) e pronto. Feito isso é só programar o roteiro e embarcar.
De acordo com Paulo Roberto, gerente operacional da BRT Sorocaba, neste período de férias nota-se a presença de um público que deseja aproveitar mais a cidade, por isso, o ônibus conquista cada vez mais pessoas. “Este é um meio rápido, barato e fácil de utilizar. Muitos vêm para as festas de final de ano e acabam esticando mais alguns dias. Com isso, o ônibus se torna um meio de transporte requisitado e que auxilia nos deslocamentos de quem está passeando. Para aqueles que já moram na cidade, andar de ônibus é uma forma de aproveitar o dia sem estresse e preocupações. É uma maneira de desacelerar e de fato sentir o clima de férias apreciando cada trajeto. O passageiro pode utilizar o cartão, bilhete eletrônico com QR Code ou carteira digital via celular. Oriento o uso da carteira digital, porque é muito rápido e é atualizado em tempo real”, explica.
Para curtir a cidade, Paulo Roberto sugere alguns lugares e itinerários:
Parque Carlos Alberto de Souza, conhecido como Parque Campolim: uma opção de caminhada ao ar livre com direito a uma brisa leve, a sombra das árvores e água de coco. Este é um programa ideal para quem deseja se conectar com a natureza e ter um momento de paz. Para chegar até lá, basta embarcar na linha D200 e descer na Av. Domingos Júlio, número 181.
Shoppings: um clima mais urbano, ambiente refrigerado e muitas opções de lojas para visitar é o que encontrarão as pessoas que buscam os shoppings. Ainda com a linha D200, o sorocabano e o visitante têm a possibilidade de chegar até o Shopping Cidade (zona Norte) saindo do Terminal Vitória Régia e descendo na estação Paineiras do Corredor Itavuvu. Nesta mesma linha, chegando ao ponto final, o passageiro desce no shopping Iguatemi Esplanada (Zona Sul). Para os shoppings Cidade e Cianê, há opções com as linhas T140 e a T150 (somente Cianê).
Zoológico Municipal Quinzinho de Barros: o passageiro pode embarcar em um dos corredores BRT e realizar uma baldeação no Terminal São Paulo. Chegando lá, basta embarcar nas linhas “47 Hortência”, “10 Senac” e “4 Colorau” que pertencem a outra operadora, mas com sistema de integração, todo o trajeto no prazo de 1h30 pode ser realizado gratuitamente.
Outra ideia interessante para quem deseja atividades ao ar livre é explorar as ciclovias da cidade. Com o incentivo à intermodalidade entre modais, o passageiro pode fazer o primeiro trecho de bicicleta até um dos terminais (Vitória Régia, São Bento ou Ipiranga), guardar a bike em um dos bicicletários e dar continuidade ao trajeto de ônibus.
As informações são do BRT Sorocaba.
Add a Comment