85003937_bx

Furtos de módulos crescem e colocam empresas de ônibus em alerta

Os registros de furtos de módulos de ônibus tiveram um enorme crescimento ao longo de 2024. Várias cidades, tanto grandes quanto menores, registraram esse tipo de crime.

Os bandidos furtam os módulos controladores dos ônibus para vender no mercado paralelo. Cada módulo pode custar mais de R$ 10 mil, o que leva um enorme prejuízo para os proprietários.

Nos coletivos mais modernos, os módulos são caixas que fazem o controle de quase toda a operação do veículo, ou seja, são essenciais para a operação. Além da retirada dessa caixa, outros prejuízos são deixados para trás.

A maioria dos furtos acontecem em poucos minutos, por isso outros danos são causados como a retirada brusca de cabos conectores, placas e caixas de fusíveis, deixando um enorme prejuízo.

Muitas empresas já estão tomando os devidos cuidados para tentar coibir esse tipo de crime. Em cidades do interior do Brasil, prefeituras estão trancando os veículos para tentar impedir o acesso das quadrilhas aos coletivos.

Outra opção para proteger os módulos é o bloqueio do acesso à caixa onde o mesmo fica, com a colocação de travas e cadeados. Mesmo que o bandido consiga burlar o sistema, ele deverá levar mais tempo para isso, fazendo com que as forças de segurança cheguem a tempo de fazer a prisão dos bandidos.

Geralmente os bandidos fazem parte de quadrilhas especializadas nesse tipo de crime. Os receptadores também já estão sendo identificados para serem devidamente punidos.

Por ora, os cuidados são cada vez mais necessários para evitar que esses bandidos continuem agindo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *