EBC

Inteligência artificial é aliada à segurança no transporte

A segurança no transporte é uma prioridade crescente, especialmente em um país onde cerca de 45 mil vidas são perdidas anualmente devido a acidentes de trânsito, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além do impacto humano, esses acidentes geram um custo econômico superior a R$ 50 bilhões.

Nesse contexto, Rebeca Bezerra, sócia fundadora da Mobs2 – empresa pioneira no setor de telemetria e educação contínua para motoristas, que utiliza inteligência artificial e ciência de dados, defende que a inteligência artificial tem o potencial de transformar a mobilidade urbana, não apenas prevenindo acidentes, mas também melhorando a eficiência operacional. “Com ferramentas como a Mobs2 School, conseguimos educar e capacitar motoristas de forma interativa, criando um ambiente de trânsito mais seguro e consciente”, explica.

A aplicação de inteligência artificial no trânsito apresenta vantagens significativas. Ao analisar dados em tempo real, a IA permite ajustes instantâneos em rotas e operações. Além disso, a personalização do treinamento de motoristas, baseada em análises detalhadas de desempenho, fortalece a segurança. Essa tecnologia é uma aliada essencial na criação de um sistema de transporte mais seguro, reduzindo acidentes e otimizando recursos. Uma das formas mais eficazes de prevenção é por meio da análise de padrões de comportamento dos motoristas. A IA pode monitorar e identificar comportamentos de risco, tais como excesso de velocidade, frenagens bruscas, acelerações rápidas, mudanças de faixa inadequadas, uso do celular e padrões de condução noturna, possibilitando treinamentos personalizados que aumentam a segurança dos condutores, o que ajuda a criar um trânsito mais consciente e seguro.

Rebeca Bezerra, explica que a aplicação de algoritmos avançados permite que as empresas analisem dados em tempo real, como tráfego e condições climáticas, ajustando rotas de forma dinâmica. “Isso não só melhora a eficiência, mas também contribui para a segurança dos passageiros, principalmente nas grandes cidades, como São Paulo, Recife, Curitiba e Belo Horizonte”, explica a especialista em referência a cidades com maior fluxo de veículos.

Além disso, a eficiência na roteirização não só acelera o transporte, mas também diminui os custos com combustível e manutenção. Empresas podem evitar áreas de alto tráfego e operar com menos veículos, mantendo ainda assim a qualidade do serviço sem impactar a população. Essa abordagem não só melhora a eficiência, mas também tem um impacto positivo na segurança.

“Com a inteligência artificial, conseguimos reduzir custos operacionais de maneira significativa, permitindo que as empresas ofereçam um serviço de qualidade. Observamos uma redução média de 75% nos acidentes graves, 25% no consumo de combustível e 20% nos custos de manutenção. Essa é a transformação que buscamos para o futuro do transporte, resultando em operações mais seguras e econômicas”, conclui Rebeca Bezerra.

Sobre a Mobs2

A Mobs2 é uma empresa que, com base em inteligência de dados e educação, desenvolve tecnologias para promover a eficiência operacional na gestão de pessoas, ativos e processos. Com foco na produtividade e na efetividade, a companhia oferece soluções inovadoras que transformam os dados coletados em ação. Por meio da sua plataforma Mobs2 School, que combina inteligência artificial com educação contínua, disponibiliza capacitação personalizada, com treinamentos adaptativos, de forma que a melhoria possa resultar em mais êxito e menos gastos na operação. Atualmente, a Mobs2 tem 140 clientes e cerca de 15 mil ativos gerenciados, distribuídos em cinco áreas de atuação: Ônibus, Agronegócio, Ambiental, Logística e Infraestrutura.

As informações são da Mobs2

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *