Os ônibus dispõem de vários itens de segurança obrigatório, tanto do lado de fora quanto do lado de dentro da carroceria, e tanto para os passageiros quanto para os motoristas.
Um desses itens é o farol. É sempre necessário verificar as condições dos faróis dos ônibus, pois não é incomum que eles parem de funcionar ou que fiquem prejudicados por conta do uso intensivo.
Com o passar do tempo os faróis dos ônibus podem ficar opacos e desalinhados, causando um sério problema tanto para quem está dirigindo quanto para quem está vindo no sentido contrário, ainda mais em vias de pista simples.
É muito comum faróis de ônibus urbanos e rodoviários ficarem com o foco errado ao longo do tempo, direcionando a luz para cima, ou para algum lado que impede a devida iluminação no campo correto na dianteira.
Os faróis dos ônibus mais novos são acompanhados de máscaras de acabamento cada vez mais sofisticadas, o que pode encarecer a peça dependendo do fabricante da carroceria.
Também é novidade o chamado farol de led, que dá menos problemas que o farol com lâmpadas helicoidais, porém o led sempre deve ser usado com muito cuidado pelo condutor.
Por ser muito mais forte que a lâmpada comum, o led pode até cegar o motorista que vem no sentido contrário, podendo causar um grave acidente tanto em vias urbanas quanto em rurais.
Nesse caso o motorista tem que ter a responsabilidade de baixar o farol quando cruzar com outros veículos. Apesar da durabilidade maior, os faróis de led também demandam manutenção.
Sempre procure um profissional de qualidade e de responsabilidade para fazer as manutenções dos faróis dos ônibus, e faça uma viagem tranquila.
Add a Comment