A alta tecnologia aplicada aos motores de forma geral exige que a manutenção seja feita da melhor forma possível. O mesmo vale para ônibus e caminhões, que compartilham peças e motores similares.
A partir da geração Euro 5 de motores, alguns modelos exigem a aplicação de um aditivo para que o sistema funcione da forma mais adequada, com o objetivo de cumprir as normas de redução de poluentes.
Motores de fabricantes como Mercedes-Benz, Scania e Volvo precisam do aditivo chamado Arla32, que é nada mais do que uréia desenvolvida em laboratório, mas que precisa ser usado.
Testes recentes mostraram que a Arla32 e a ureia humana não tem diferenças no ponto de vista da composição química, porém nos motores devem ser usados os líquidos feitos pelos fabricantes.
O Arla32 age dentro do motor para dissipar o maior número de conteúdos poluentes possíveis, e por isso expele uma fumaça com menos conteúdo nocivo à saúde dos humanos.
Quando falta o Arla32 no ônibus, um sistema de segurança é automaticamente acionado, reduzindo a potência do veículo. Isso faz com que o veículo fique mais lento e não danifique o sistema.
O veículo ficará com potência reduzida até que o tanque de Arla32 seja reabastecido, assim como o combustível normal. Outros problemas podem acontecer como entupimento do bico dosador, falhas nos módulos controladores e vazamento do líquido.
Por isso, a manutenção dos itens relacionados ao Arla32 deve ser feita com frequência para que os veículos não tenham o corte de potência e possam desenvolver da melhor forma possível.
A compra do Arla32 pode ser feita em galões inclusive em postos de combustíveis que costumeiramente já vendem óleo diesel. Sempre confira os módulos e os itens para manter a qualidade de sua frota.
Add a Comment