Artigos e Notícias - O Ônibus https://oonibus.com.br Portal de notícias Wed, 22 Jan 2025 11:45:09 +0000 pt-BR hourly 1 https://oonibus.com.br/wp-content/uploads/2024/07/cropped-logo-oonibus-512-32x32.png Artigos e Notícias - O Ônibus https://oonibus.com.br 32 32 Prorrogada isenção de ICMS para compras de ônibus por empresas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul https://oonibus.com.br/destaque/prorrogada-isencao-de-icms-para-compras-de-onibus-por-empresas-afetadas-por-enchentes-no-rio-grande-do-sul/ https://oonibus.com.br/destaque/prorrogada-isencao-de-icms-para-compras-de-onibus-por-empresas-afetadas-por-enchentes-no-rio-grande-do-sul/#respond Wed, 22 Jan 2025 11:44:25 +0000 https://oonibus.com.br/?p=2013 Foi publicada no Diário Oficial da União, em 10/01, a autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) para prorrogar a isenção de ICMS e permitir o creditamento integral do imposto sobre a aquisição de caminhões e ônibus destinados às empresas de transporte afetadas pelas enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul. A partir […]

The post Prorrogada isenção de ICMS para compras de ônibus por empresas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul first appeared on O Ônibus.

]]>
Foi publicada no Diário Oficial da União, em 10/01, a autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) para prorrogar a isenção de ICMS e permitir o creditamento integral do imposto sobre a aquisição de caminhões e ônibus destinados às empresas de transporte afetadas pelas enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul. A partir do momento em que o Governo do Estado colocar em prática, a decisão pode representar um avanço significativo para o setor, permitindo a renovação da frota e promovendo a recuperação econômica do Estado.

A pauta foi uma bandeira do SETCERGS durante o ano de 2024, personificada na liderança do então presidente da entidade, Sérgio Mário Gabardo, que tem continuidade sob a atual gestão, liderada por Delmar Albarello. Representa mais um passo rumo ao fomento e à recuperação da economia de nosso Estado, em vista dos eventos climáticos extremos ocorridos em maio de 2024 no RS.

Conforme a Assessoria Jurídica do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS), representada por Fernando Massignan e Martina Schuster, a medida atende às necessidades das empresas diretamente impactadas pelos eventos climáticos extremos. A falta de caminhões disponíveis no mercado e o prazo de produção de novos veículos, que pode levar até seis meses, justifica a prorrogação do benefício, que vinha sendo válida para aquisições realizadas até 31/12/2024.

Atualmente, as disposições estão regulamentadas pelo Regulamento do ICMS do Rio Grande do Sul (RICMS/RS) e pela Instrução Normativa DRP n. 45/98, conforme o Decreto nº 57.762/24 e a Instrução Normativa RE 81/2024. O alinhamento dessas normas com as necessidades do setor demonstra o compromisso das autoridades em mitigar os prejuízos e promover o fortalecimento do transporte rodoviário de cargas.

As informações são do SETCERGS

The post Prorrogada isenção de ICMS para compras de ônibus por empresas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul first appeared on O Ônibus.

]]>
https://oonibus.com.br/destaque/prorrogada-isencao-de-icms-para-compras-de-onibus-por-empresas-afetadas-por-enchentes-no-rio-grande-do-sul/feed/ 0
Caminhões da Vibra em aeroportos já são abastecidos com diesel renovável de óleo vegetal https://oonibus.com.br/destaque/caminhoes-da-vibra-em-aeroportos-ja-sao-abastecidos-com-diesel-renovavel-de-oleo-vegetal/ https://oonibus.com.br/destaque/caminhoes-da-vibra-em-aeroportos-ja-sao-abastecidos-com-diesel-renovavel-de-oleo-vegetal/#respond Wed, 22 Jan 2025 11:44:23 +0000 https://oonibus.com.br/?p=2018 Empenhada em ser protagonista da transição energética no Brasil, a Vibra, por meio da BR Aviation – sua unidade de negócios para abastecimento de aeronaves e atividades correlatas – segue sua jornada no caminho rumo a uma economia de baixo carbono, com soluções para descarbonizar suas atividades, de parceiros e fornecedores. Neste contexto, desde dezembro […]

The post Caminhões da Vibra em aeroportos já são abastecidos com diesel renovável de óleo vegetal first appeared on O Ônibus.

]]>
Empenhada em ser protagonista da transição energética no Brasil, a Vibra, por meio da BR Aviation – sua unidade de negócios para abastecimento de aeronaves e atividades correlatas – segue sua jornada no caminho rumo a uma economia de baixo carbono, com soluções para descarbonizar suas atividades, de parceiros e fornecedores.

Neste contexto, desde dezembro de 2024, os caminhões da BR Aviation que atuam no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, iniciaram a operação com a mistura combustível que contém o Diesel Renovável HVO (sigla em inglês para Óleo Vegetal Hidrotratado), também conhecido como Diesel verde). A mistura combustível utilizada contém 10% de Diesel Renovável HVO, além do teor mandatório de 14% de biodiesel definido pela legislação e do Diesel derivado do petróleo. A perspectiva é no futuro aumentar o percentual de Diesel Renovável HVO na mistura combustível, proporcionando maior redução de emissões na operação dos veículos.

Produzido através do processamento de matérias-primas renováveis como óleo vegetal e/ou gordura animal o Diesel Renovável HVO já vem sendo utilizado na Europa e Estados Unidos em escala comercial e é uma importante alternativa de fonte de energia limpa especialmente para o setor de transportes.

O Diesel Renovável HVO se destaca em relação a outras soluções de descarbonização pois pode ser utilizado puro ou misturado em qualquer proporção no Diesel derivado do petróleo sem necessidade de adaptações nos equipamentos de armazenagem e motores e, principalmente, sem diminuir a qualidade do óleo Diesel utilizado.

Considerando o ciclo de produção e uso, o Diesel Renovável HVO pode reduzir aproximadamente 90% das emissões de gases de efeito estufa, quando comparado ao Diesel derivado do petróleo.

“O Diesel Renovável HVO é um biocombustível avançado e pode ser utilizado na proporção desejada pelo cliente em misturas com o Diesel regular. Com essa alternativa nossos clientes podem implementar metas graduais de descarbonização de suas operações, sem necessidade de adaptações nos motores Diesel convencionais, mantendo a confiabilidade operacional e sem impacto na disponibilidade e produção dos veículos, tal como ocorre a dois anos na frota BR Aviation no Aeroporto Internacional do Galeão e agora iniciamos no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A Vibra segue assim como protagonista oferecendo alternativas numa economia de baixo carbono”, explica Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B e Aviação da Vibra.

A utilização do Diesel Renovável HVO na frota BR Aviation do aeroporto de Guarulhos proporcionará uma redução de emissões de aproximadamente 80 toneladas de CO2 eq/ano. A intenção é expandir a utilização do Diesel Renovável HVO para outras operações da Vibra, além dos aeroportos de Guarulhos e do Galeão. Mais informações sobre o Diesel Renovável HVO em https://www.vibraenergia.com.br/diesel-renovavel.

Compromisso com a transição energética – A Vibra assumiu o compromisso de ser NET ZERO até 2025 para as emissões de escopo 1 e 2, com foco na redução de emissões de suas unidades operacionais e administrativas. A empresa se mantém atenta e antecipa-se para oferecer a melhor energia para seus clientes, acompanhando a evolução e disponibilidade de processos que possam ser alimentados por fontes energéticas mais limpas e renováveis. Por isso, passou a atuar em novos mercados, como energia elétrica e eletromobilidade, aumentou sua atuação no mercado de etanol e fechou parcerias estratégicas para a comercialização de Diesel Renovável.

Sobre a Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Zeg Biogás, a Evolua e a EzVolt.

As informações são da Vibra.

The post Caminhões da Vibra em aeroportos já são abastecidos com diesel renovável de óleo vegetal first appeared on O Ônibus.

]]>
https://oonibus.com.br/destaque/caminhoes-da-vibra-em-aeroportos-ja-sao-abastecidos-com-diesel-renovavel-de-oleo-vegetal/feed/ 0
Buenos Aires terá mulheres conduzindo ônibus elétricos https://oonibus.com.br/destaque/buenos-aires-tera-mulheres-conduzindo-onibus-eletricos/ https://oonibus.com.br/destaque/buenos-aires-tera-mulheres-conduzindo-onibus-eletricos/#respond Tue, 21 Jan 2025 11:51:42 +0000 https://oonibus.com.br/?p=2007 Fazendo parte do serviço de Mobilidade Urbana de Ônibus Elétricos (MUBE) na cidade de Buenos Aires uma frota de ônibus elétricos já está sendo produzida para atender a operação. A informação foi dada pelo Ministro da Infraestrutura da capital argentina, Pablo Bereciartua. Todavia, o ministro não informou qual é a fabricante dos veículos. Seja como […]

The post Buenos Aires terá mulheres conduzindo ônibus elétricos first appeared on O Ônibus.

]]>
Fazendo parte do serviço de Mobilidade Urbana de Ônibus Elétricos (MUBE) na cidade de Buenos Aires uma frota de ônibus elétricos já está sendo produzida para atender a operação. A informação foi dada pelo Ministro da Infraestrutura da capital argentina, Pablo Bereciartua.

Todavia, o ministro não informou qual é a fabricante dos veículos. Seja como for, fontes do Governo de Buenos Aires indicam que os modelos são da China. Especula-se se tratar dos veículos da AsiaStar JS6690GHBEV. Com adaptações feitas pela brasileira Agrale.

Do mesmo modo, o governo não revelou a empresa que ganhou a licitação para operar no MUBE. O que custou aos cofres do município 7,2 milhões de pesos. Algo equivalente a R$ 420 mil reais na conversão direta.

Nas primeiras operações, os ônibus elétricos vão trafegar pela região central, bem como os bairros históricos de Buenos Aires. E a empresa vencedora vai operar com os veículos durante 24 meses. Sendo 12 unidades movidas a bateria.

Micro-ônibus elétricos vão rodar 12,3 km de extensão

Assim, os micro-ônibus MUBE farão um percurso que terá 12,3 quilômetros de extensão, com 36 paradas. Conforme especificado na licitação os veículos têm alcance mínimo de 170 quilômetros. Carregadores elétricos serão instalados em pontos de parada para o carregamento.

Conforme já divulgado, os veículos são compactos. Ou seja, transportam apenas 16 passageiros sentados e o mesmo número em pé.

Eles serão guiados por motoristas mulheres. O que já ocorre em outros serviços de transporte de passageiros na capital.

Porém, o que mais chamou a atenção foi uma informação dada por Bereciartua. Os ônibus elétricos estarão limitados de fábrica a circular na velocidade máxima de 12 km/h. Porém, não está em linha ao permitido por lei a um ônibus rodar pelas ruas de Buenos Aires. Ou seja, no mínimo a 20 km/h e no máximo a 40 km.

“Estes ônibus estão em fase final de produção. E conectarão pontos estratégicos como Plaza San Martín, Parque Lezama e Retiro. Dessa forma, melhorando a mobilidade sem impacto ambiental”, diz Bereciartua.

As informações são do Estradão.

The post Buenos Aires terá mulheres conduzindo ônibus elétricos first appeared on O Ônibus.

]]>
https://oonibus.com.br/destaque/buenos-aires-tera-mulheres-conduzindo-onibus-eletricos/feed/ 0
Rodovia dos Imigrantes deverá ganhar terceira pista, permitindo melhora do tráfego de ônibus e caminhões https://oonibus.com.br/destaque/rodovia-dos-imigrantes-devera-ganhar-terceira-pista-permitindo-melhora-do-trafego-de-onibus-e-caminhoes/ https://oonibus.com.br/destaque/rodovia-dos-imigrantes-devera-ganhar-terceira-pista-permitindo-melhora-do-trafego-de-onibus-e-caminhoes/#respond Tue, 21 Jan 2025 11:51:41 +0000 https://oonibus.com.br/?p=1997 O projeto de construção da terceira pista da Imigrantes, divulgado pelo Governo de São Paulo na última sexta-feira (10), permitirá o tráfego de caminhões no sentido litoral, hoje restrito à Via Anchieta. As características geométricas da futura nova estrutura, que liga o Planalto à Baixada Santista, serão diferentes das da pista Sul da Anchieta, com rampas […]

The post Rodovia dos Imigrantes deverá ganhar terceira pista, permitindo melhora do tráfego de ônibus e caminhões first appeared on O Ônibus.

]]>
O projeto de construção da terceira pista da Imigrantes, divulgado pelo Governo de São Paulo na última sexta-feira (10), permitirá o tráfego de caminhões no sentido litoral, hoje restrito à Via Anchieta. As características geométricas da futura nova estrutura, que liga o Planalto à Baixada Santista, serão diferentes das da pista Sul da Anchieta, com rampas e declividades de inclinação mais suaves – em média, 4% – e maiores raios de curvatura horizontal. 

Na prática, são essas características que favorecem a circulação dos veículos pesados, como caminhões e ônibus. Serão duas faixas de rolamento e um acostamento que pode ser revertido em faixa de tráfego.

“A grande diferença dessa pista está em sua geometria, que permitirá a descida de caminhões. Isso vai ajudar muito na subida e na descida para o litoral e também no trabalho de manutenção das vias do Sistema Anchieta-Imigrantes”, diz o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

O Sistema Anchieta-Imigrantes é uma das principais rotas para pontos estratégicos do estado, como o Porto de Santos. O projeto da terceira pista da Imigrantes prevê acesso ágil às Margens Direita e Esquerda do porto.

Com a adição da nova pista, a capacidade do sistema será ampliada em cerca de 145% para descida de veículos pesados, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Serão 21,5 quilômetros de extensão no trecho de serra, compostos por 17 quilômetros de túneis e 4 quilômetros de viadutos. Um dos túneis terá cerca de 6 quilômetros de extensão, tornando-se a maior estrutura desse tipo no Brasil. 

Terceira pista da Imigrantes terá túneis em 80% do trajeto

O novo traçado será composto 80% por segmentos em túneis, o que resultará em menor impacto ambiental na implantação da obra. Além disso, os estudos procuram maximizar a utilização dos caminhos de serviço já existentes visando minimizar a supressão de áreas vegetais. Para cada novo túnel da terceira pista, a depender da sua extensão, haverá um túnel paralelo, denominado túnel de emergência, destinado ao atendimento das mais modernas normas de combate a incêndio.

A nova estrutura da terceira pista da Imigrantes terá início no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), o que permitirá o acesso pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021). Na Baixada, a conexão será no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão.

Na avaliação da administração paulista, o projeto vai atender a demanda de tráfego existente, com aumento da capacidade total estimada em 25%, e prepara a via para necessidades futuras de aumento de fluxo.

“Com a nova terceira pista da Imigrantes, estamos dando um passo estratégico para o desenvolvimento logístico de São Paulo e do Brasil. Este projeto, que inclui o maior túnel do país, não só amplia em 25% a capacidade total do sistema, como mais do que dobra o acesso de caminhões ao Porto de Santos. Além de fortalecer o turismo, a obra será essencial para acompanhar o crescimento previsto do maior porto do Brasil, garantindo mais fluidez e eficiência para o transporte de cargas e mais conforto para os motoristas que utilizam o sistema”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

A concessionária trabalha neste momento na elaboração do projeto funcional da obra da terceira pista da Imigrantes. Na sequência, serão produzidos os projetos básico e executivo, que trarão as diretrizes para a realização da ampliação, como características precisas e indicação de técnicas de construção das estruturas, prazo para a execução das obras e o custo total do empreendimento. 

Em paralelo, estão sendo cumpridas todas as etapas necessárias para o processo de licenciamento ambiental. A previsão é que esta etapa seja concluída no primeiro semestre de 2026.

As informações são do Governo do Estado de São Paulo.

The post Rodovia dos Imigrantes deverá ganhar terceira pista, permitindo melhora do tráfego de ônibus e caminhões first appeared on O Ônibus.

]]>
https://oonibus.com.br/destaque/rodovia-dos-imigrantes-devera-ganhar-terceira-pista-permitindo-melhora-do-trafego-de-onibus-e-caminhoes/feed/ 0
Curitiba ganha mais duas linhas de ônibus; Veja itinerários https://oonibus.com.br/destaque/curitiba-ganha-mais-duas-linhas-de-onibus-veja-itinerarios/ https://oonibus.com.br/destaque/curitiba-ganha-mais-duas-linhas-de-onibus-veja-itinerarios/#respond Mon, 20 Jan 2025 11:36:21 +0000 https://oonibus.com.br/?p=1998 A população de Curitiba/PR ganha mais duas linhas de ônibus que vão circular na Linha Verde. Com a entrega da estação-tubo Atuba, no mês passado, no trecho norte, a Urbanização de Curitiba (Urbs) colocou em operação, a partir deste sábado (18/1), as linhas alimentadoras 238 – Atuba/Sta Cândida e 345 – B. Alto/Atuba. A linha […]

The post Curitiba ganha mais duas linhas de ônibus; Veja itinerários first appeared on O Ônibus.

]]>
A população de Curitiba/PR ganha mais duas linhas de ônibus que vão circular na Linha Verde. Com a entrega da estação-tubo Atuba, no mês passado, no trecho norte, a Urbanização de Curitiba (Urbs) colocou em operação, a partir deste sábado (18/1), as linhas alimentadoras 238 – Atuba/Sta Cândida e 345 – B. Alto/Atuba.

A linha 238-Atuba/Sta Cândida vai atender 3,5 mil pessoas por dia, com trajeto de 7,1 quilômetros (ida e volta). Já a linha 345 – B. Alto/Atuba vai percorrer 14,4 km (ida e volta) e atender 813 passageiros/dia útil. Mais informações AQUI.

Com a implantação destas duas linhas, a 341 – B. Alto/Sta Cândida será desativada.

“A conclusão das obras da Linha Verde abriu a oportunidade para que novas linhas de ônibus possam atender a população que circula na região”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Atuba/Sta Cândida

A linha 238 – Atuba/Sta Cândida realizará itinerário circular, sentido Estação Atuba, pela Av. Mal. Mascarenhas de Moraes e ruas Roaldo Brun e Bernardo Bubniak, com parada para embarque e desembarque pelas portas 11 e 12 da Estação Atuba. 

No sentido Santa Cândida, a parada é pelas portas 14 e 15. A linha segue em sentido ao Terminal Santa Cândida, pelas ruas Pintor Ricardo Krieger, Roaldo Brun, Pery Sotto Maior Bittencourt, Ângelo Greca e Av. Mal. Mascarenhas de Moraes.

B. Alto/Atuba

A linha 345 – B. Alto/Atuba tem itinerário sentido Estação Atuba pelas ruas Alceu Chichorro, Alberico Flores Bueno, Albino Kaminski, Japurá, Marcílio Dias, Rio Guaíba, Henrique Correia, Arthur Ramos, Rio Guaporé, Alberico Flores Bueno, Rio Pelotas, Joaquim da Costa Ribeiro, Rio Juruá, Estrada da Graciosa, Rodovia BR-116, Alcindo Fanaya, Antônio de Cristo. Parada para embarque e desembarque pelas portas 11 e 12 da Estação Atuba. 

No sentido Bairro Alto, parada para embarque e desembarque nas portas 14 e 15, seguindo pelas ruas Antônio de Cristo, Alcindo Fanaya, Rodovia BR-116, Rodovia BR-476, Estrada da Graciosa, Rio Juruá, Joaquim da Costa Ribeiro, Rio Pelotas, Alberico Flores Bueno, Rio Guaporé, Arthur Ramos, Henrique Correia, Rio Guaíba, Marcílio Dias, Japurá, Albino Kaminski, Alberico Flores Bueno e Alceu Chichorro. 

Outras linhas

Desde dezembro, outras sete linhas passaram a fazer conexões na estação-tubo Atuba. A principal delas é o Ligeirão 350 – Expresso Linha Verde (Atuba/Pinheirinho), que percorre 38 quilômetros (ida e volta) e beneficia 16,1 mil passageiros/dia. 

Também passaram a fazer conexão na Estação Atuba as linhas alimentadoras 222 – Esperança e 341 – B.Alto/Sta Cândida e as metropolitanas B05 – Guaraituba/Cabral (Linha Direta), B42 – Guaraituba/Atuba (Via Terminal Maracanã), 031 – Quatro Barras/Atuba e S02 – Roça Grande/Linha Verde (Atuba).

As informações são da Prefeitura de Curitiba.

The post Curitiba ganha mais duas linhas de ônibus; Veja itinerários first appeared on O Ônibus.

]]>
https://oonibus.com.br/destaque/curitiba-ganha-mais-duas-linhas-de-onibus-veja-itinerarios/feed/ 0
BRT Sorocaba é opção para áreas de lazer e divertimento durante as férias https://oonibus.com.br/destaque/brt-sorocaba-e-opcao-para-areas-de-lazer-e-divertimento-durante-as-ferias/ https://oonibus.com.br/destaque/brt-sorocaba-e-opcao-para-areas-de-lazer-e-divertimento-durante-as-ferias/#respond Mon, 20 Jan 2025 11:36:19 +0000 https://oonibus.com.br/?p=1999 Janeiro é um mês marcado pelo clima de férias e, para desfrutar dos principais espaços de lazer em Sorocaba (SP), a dica é ir de BRT. Das 24 linhas operadas pelo sistema, 14 delas levam o passageiro rapidamente a importantes parques, praças e shoppings. O BRT está presente nas regiões Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro, ligando os extremos […]

The post BRT Sorocaba é opção para áreas de lazer e divertimento durante as férias first appeared on O Ônibus.

]]>
Janeiro é um mês marcado pelo clima de férias e, para desfrutar dos principais espaços de lazer em Sorocaba (SP), a dica é ir de BRT. Das 24 linhas operadas pelo sistema, 14 delas levam o passageiro rapidamente a importantes parques, praças e shoppings.

O BRT está presente nas regiões Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro, ligando os extremos e facilitando os deslocamentos e a diversão de crianças e adultos. Por dia, são transportados mais de 75 mil passageiros, mas durante as férias esse número varia para mais ou para menos dependendo do ritmo das pessoas no município. Tem gente que viaja, porém há aqueles que ficam na cidade e ainda recebem visitantes. Com isso, novos passageiros acabam acessando a operação.

Para aproveitar ao máximo e não perder tempo no trânsito, a sugestão do BRT é planejar as saídas de casa com o auxílio do aplicativo Cittamobi que ajuda a indicar o melhor roteiro e o horário exato que o ônibus irá passar. Cada passageiro deve fazer o download do aplicativo Cittamobi na Play Store ou na Apple Store, preencher o cadastro do usuário e informar seus dados. Em seguida, basta criar a sua Carteira Digital, colocar o saldo (PIX, boleto ou cartão de crédito) e pronto. Feito isso é só programar o roteiro e embarcar.

De acordo com Paulo Roberto, gerente operacional da BRT Sorocaba, neste período de férias nota-se a presença de um público que deseja aproveitar mais a cidade, por isso, o ônibus conquista cada vez mais pessoas. “Este é um meio rápido, barato e fácil de utilizar. Muitos vêm para as festas de final de ano e acabam esticando mais alguns dias. Com isso, o ônibus se torna um meio de transporte requisitado e que auxilia nos deslocamentos de quem está passeando. Para aqueles que já moram na cidade, andar de ônibus é uma forma de aproveitar o dia sem estresse e preocupações. É uma maneira de desacelerar e de fato sentir o clima de férias apreciando cada trajeto. O passageiro pode utilizar o cartão, bilhete eletrônico com QR Code ou carteira digital via celular. Oriento o uso da carteira digital, porque é muito rápido e é atualizado em tempo real”, explica.

Para curtir a cidade, Paulo Roberto sugere alguns lugares e itinerários:

Parque Carlos Alberto de Souza, conhecido como Parque Campolim: uma opção de caminhada ao ar livre com direito a uma brisa leve, a sombra das árvores e água de coco. Este é um programa ideal para quem deseja se conectar com a natureza e ter um momento de paz. Para chegar até lá, basta embarcar na linha D200 e descer na Av. Domingos Júlio, número 181.

Shoppings: um clima mais urbano, ambiente refrigerado e muitas opções de lojas para visitar é o que encontrarão as pessoas que buscam os shoppings. Ainda com a linha D200, o sorocabano e o visitante têm a possibilidade de chegar até o Shopping Cidade (zona Norte) saindo do Terminal Vitória Régia e descendo na estação Paineiras do Corredor Itavuvu. Nesta mesma linha, chegando ao ponto final, o passageiro desce no shopping Iguatemi Esplanada (Zona Sul). Para os shoppings Cidade e Cianê, há opções com as linhas T140 e a T150 (somente Cianê).

Zoológico Municipal Quinzinho de Barroso passageiro pode embarcar em um dos corredores BRT e realizar uma baldeação no Terminal São Paulo. Chegando lá, basta embarcar nas linhas “47 Hortência”, “10 Senac” e “4 Colorau” que pertencem a outra operadora, mas com sistema de integração, todo o trajeto no prazo de 1h30 pode ser realizado gratuitamente.  

Outra ideia interessante para quem deseja atividades ao ar livre é explorar as ciclovias da cidade. Com o incentivo à intermodalidade entre modais, o passageiro pode fazer o primeiro trecho de bicicleta até um dos terminais (Vitória Régia, São Bento ou Ipiranga), guardar a bike em um dos bicicletários e dar continuidade ao trajeto de ônibus.

As informações são do BRT Sorocaba.

The post BRT Sorocaba é opção para áreas de lazer e divertimento durante as férias first appeared on O Ônibus.

]]>
https://oonibus.com.br/destaque/brt-sorocaba-e-opcao-para-areas-de-lazer-e-divertimento-durante-as-ferias/feed/ 0
Criminosos continuam incendiando ônibus em Porto Velho, mesmo após presença ostensiva da Polícia https://oonibus.com.br/destaque/criminosos-continuam-incendiando-onibus-em-porto-velho-mesmo-apos-presenca-ostensiva-da-policia/ https://oonibus.com.br/destaque/criminosos-continuam-incendiando-onibus-em-porto-velho-mesmo-apos-presenca-ostensiva-da-policia/#respond Fri, 17 Jan 2025 11:13:04 +0000 https://oonibus.com.br/?p=1986 Criminosos voltaram a incendiar ônibus e veículos particulares em Porto Velho (RO), motivando os trabalhadores das empresas de transporte público a manterem a suspensão dos serviços por tempo indeterminado. Segundo a Polícia Militar (PM), no início da madrugada desta quarta-feira (14), bandidos ainda não identificados atearam fogo em ao menos seis ônibus que estavam estacionados […]

The post Criminosos continuam incendiando ônibus em Porto Velho, mesmo após presença ostensiva da Polícia first appeared on O Ônibus.

]]>
Criminosos voltaram a incendiar ônibus e veículos particulares em Porto Velho (RO), motivando os trabalhadores das empresas de transporte público a manterem a suspensão dos serviços por tempo indeterminado.

Segundo a Polícia Militar (PM), no início da madrugada desta quarta-feira (14), bandidos ainda não identificados atearam fogo em ao menos seis ônibus que estavam estacionados na garagem de uma empresa, na capital de Rondônia. Outros cinco veículos usados para transportar estudantes foram incinerados no distrito de Jaci-Paraná, também em Porto Velho.

Os criminosos ainda atearam fogo em uma viatura da PM que estava em uma oficina mecânica onde passaria por manutenção, junto com outras viaturas da corporação. Bombeiros e vizinhos da oficina conseguiram apagar as chamas antes que elas atingissem outras viaturas. Em outro ponto da cidade, um carro particular foi incendiado.

As novas ocorrências aconteceram após o governo estadual anunciar o reforço do policiamento nas ruas e a chegada à cidade dos agentes da Força Nacional de Segurança Pública, autorizada pelo governo federal a auxiliar os órgãos de segurança pública estaduais a conter os ataques criminosos registrados nos últimos dias.

Devido aos ataques criminosos, atribuídos a membros de facções criminosas nacionais que atuam no estado, a população enfrenta o segundo dia sem ônibus na capital de Rondônia. “O transporte coletivo está 100% parado em Porto Velho”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Estado de Rondônia (Sitetuper), Francinei Oliveira, em entrevista à Agência Brasil.

“Havia a possibilidade de colocarmos metade da frota para rodar, porém, para nossa surpresa, ao chegarmos às garagens, por volta das 4 horas [desta quarta-feira], ficamos sabendo que uma outra garagem foi incendiada e que alguns motoristas do transporte coletivo foram ameaçados quando chegavam aos seus postos de trabalho”, contou Oliveira, avaliando que não há, por ora, condições de assegurar a segurança e a integridade física dos rodoviários e dos usuários do transporte público.

“Estamos acompanhando o trabalho da Polícia Militar e da secretaria estadual de Segurança Pública e tentando tirar algum encaminhamento para ver se conseguimos colocar para rodar ao menos 50% da frota, pelo menos até as 19 horas, mas, no momento, ainda não há como fazermos isso”, concluiu o sindicalista, destacando que, em um dos ataques a ônibus, ao menos um trabalhador ficou gravemente ferido, com queimaduras no corpo, e segue internado. A reportagem da Agência Brasil ainda não conseguiu obter mais informações sobre a ocorrência e o estado de saúde do profissional.

Em nota, a prefeitura de Porto Velho confirmou que o serviço de transporte coletivo segue paralisado, pelo segundo dia consecutivo, a pedido do sindicato dos trabalhadores. E destacou que, no início da tarde de ontem, o prefeito Léo Moraes enviou um ofício ao governador de Rondônia, Marcos Rocha, e ao secretário estadual da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital, pedindo o reforço do policiamento.

“Solicitamos, com urgência, a adoção de providências dos órgãos de segurança pública para garantir um excepcional aumento do contingente de agentes e veículos para monitoramento das principais vias públicas e rotas do transporte coletivo, com a finalidade de assegurar a prevenção e a precaução da vida e da incolumidade física e patrimonial da população em geral e dos trabalhadores da empresa de transporte coletivo, garantindo o direito de ir, vir e permanecer com a segurança necessária”, solicitou Moraes ao atribuir “a recente onda de ataques” a facções criminosas.

Agência Brasil pediu ao governo estadual uma manifestação sobre as declarações do presidente do Sitetuper e do prefeito de Porto Velho, bem como sobre a situação, e aguarda resposta.

Ofensiva

De acordo com autoridades locais, os ataques e as ameaças a trabalhadores são uma reação à Operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura, cuja primeira fase a PM deflagrou no fim de 2024. Concentrada “nos dois maiores conjuntos habitacionais do estado”, construídos pelo governo estadual com recursos federais e que, segundo a PM, foram dominados por organizações criminosas, a operação já resultou na retomada de cerca de 70 apartamentos invadidos por bandidos que haviam expulsado os moradores, bem como na apreensão de drogas e armas.

“A facção [criminosa] obtém lucro não apenas com a venda de drogas, mas também com roubos e com venda e aluguéis desses imóveis”, afirma o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Ewerson Pontes, em nota divulgada pela PM.

Na noite do último domingo (12), poucos dias após a PM deflagrar a primeira fase da operação, criminosos mataram a tiros o cabo Fábio Martins, do Batalhão de Polícia Ambiental. Já no dia seguinte, a corporação deflagrou a segunda fase da Operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura, desta vez no conjunto habitacional Orgulho do Madeira.

Em nota, a própria PM reconheceu que mobilizou mais de 200 policiais em uma “resposta enérgica do Estado ao crime que vitimou o cabo Fábio Martins”. Segundo a assessoria da corporação, cerca de 20 pessoas já foram presas nesta segunda fase da operação e ao menos dois suspeitos de integrarem facções criminosas foram mortos ao reagir à ação policial.

Nas redes sociais, a PM afirma que os ataques orquestrados a ônibus e a veículos particulares buscam “afastar as guarnições [policiais] dos residenciais, já que o prejuízo ao crime tem sido de grandes proporções”, com a apreensão de drogas, armas, retomadas de imóveis e detenção e identificação de suspeitos.

As informações são da Agência Brasil.

The post Criminosos continuam incendiando ônibus em Porto Velho, mesmo após presença ostensiva da Polícia first appeared on O Ônibus.

]]>
https://oonibus.com.br/destaque/criminosos-continuam-incendiando-onibus-em-porto-velho-mesmo-apos-presenca-ostensiva-da-policia/feed/ 0
Lancatur Turismo compra pela primeira vez ônibus com chassis IVECO https://oonibus.com.br/destaque/lancatur-turismo-compra-pela-primeira-vez-onibus-com-chassis-iveco/ https://oonibus.com.br/destaque/lancatur-turismo-compra-pela-primeira-vez-onibus-com-chassis-iveco/#respond Fri, 17 Jan 2025 11:13:03 +0000 https://oonibus.com.br/?p=1992 Completando 46 anos em 2025, a Lancatur Transporte e Turismo incorporou três unidades do BUS 17-280 na configuração Fretamento, seus primeiros ônibus IVECO BUS.  Rodrigo Cezar Parey, diretor da Lancatur, explica que a empresa está sempre empenhada em oferecer ao passageiro a melhor experiência, principalmente em segurança e conforto. “O produto IVECO BUS evoluiu muito […]

The post Lancatur Turismo compra pela primeira vez ônibus com chassis IVECO first appeared on O Ônibus.

]]>
Completando 46 anos em 2025, a Lancatur Transporte e Turismo incorporou três unidades do BUS 17-280 na configuração Fretamento, seus primeiros ônibus IVECO BUS. 

Rodrigo Cezar Parey, diretor da Lancatur, explica que a empresa está sempre empenhada em oferecer ao passageiro a melhor experiência, principalmente em segurança e conforto. “O produto IVECO BUS evoluiu muito ao longo dos anos, tornando a escolha alinhada com nossos objetivos”, revela Parey. A visão do diretor corrobora o posicionamento da IVECO BUS de entregar soluções de mobilidade eficientes, confiáveis e sustentáveis, voltadas às necessidades dos clientes.

Os novos BUS 17-280 entregues pela IVECO BUS ao operador são utilizados em linhas de fretamento industrial, em rotas de média distância. Em operação, o modelo também tem surpreendido positivamente, graças à sua economia de combustível, baixa manutenção e agilidade em atendimento. 

“O maior custo de uma empresa de transportes é o veículo parado. Por isso, o produto tem de ser confiável, estar operando, a manutenção deve ser realizada rapidamente, e com custos baixos, além de entregar economia de combustível”, ressalta o diretor.

Além do segmento de fretamento, a Lancatur presta serviços de transporte coletivo urbano e turismo. Com uma frota moderna e renovada, a empresa chega à marca de 100 veículos operando e mais de 160 colaboradores, com matriz em São Bento do Sul (SC) e filiais em Piên (PR) e Rio dos Cedros (SC), inovando sempre e atingindo a satisfação total de seus passageiros.

Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina, aponta a importância do caminho de confiança construído pela marca, apoiando os clientes junto à Rede de Concessionários.

“O fornecimento inédito para Lancatur reforça nossa presença no Sul do Brasil, bem como a nossa capacidade de atender as demandas específicas de diferentes segmentos, em termos de desempenho, economia, durabilidade e segurança. Para a IVECO BUS, é motivo de orgulho esta nova parceria”, comemora Fetzner.

BUS 17-280: menores custos, alta capacidade operacional 

O BUS 17-280 é a escolha ideal para quem prioriza a rentabilidade. Desenvolvido com o objetivo de reduzir o custo operacional, o chassi oferece o melhor consumo de combustível da categoria, segundo os próprios clientes da IVECO. 

O modelo, produzido no Complexo de Sete Lagoas (MG), foi concebido com base no conceito downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor. 

O motor seis cilindros N67, produzido pela FPT Industrial, marca que também integra o Iveco Group, entrega 280 cavalos de potência e torque de 950 Nm, maior faixa de performance da categoria. 

O Peso Bruto Total (PBT) de cerca de 17 toneladas permite montar o chassi em diferentes configurações de carroceria, para aplicações urbanas, rodoviárias e de fretamento. A capacidade é de até 59 passageiros + motorista.

“O BUS 17-280 foi pensando nas necessidades da realidade do Brasil. Assim assegura robustez para encarar os desafios da operação diária, com alta capacidade, maximizando os resultados de operação”, afirma Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

Serviços e soluções IVECO BUS

Com a IVECO BUS, o cliente conta com um pacote de serviços e soluções integradas, que vão otimizar a gestão do negócio com mais rentabilidade e sustentabilidade. No site ivecobus.com.br é possível acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos da marca. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

As informações são da IVECO BUS.

The post Lancatur Turismo compra pela primeira vez ônibus com chassis IVECO first appeared on O Ônibus.

]]>
https://oonibus.com.br/destaque/lancatur-turismo-compra-pela-primeira-vez-onibus-com-chassis-iveco/feed/ 0
Telemetria de frotas é premiada em concurso internacional https://oonibus.com.br/destaque/telemetria-de-frotas-e-premiada-em-concurso-internacional/ https://oonibus.com.br/destaque/telemetria-de-frotas-e-premiada-em-concurso-internacional/#respond Thu, 16 Jan 2025 11:18:50 +0000 https://oonibus.com.br/?p=1980 A KORE, líder global em soluções de Internet das Coisas e pioneira no fornecimento de conectividade, soluções e análises de IoT, é a vencedora do 9º IoT Breakthrough Awards, na categoria Produto de Carro Conectado do Ano. Realizado pela IoT Breakthrough, especialista em inteligência de mercado que avalia as principais empresas, tecnologias e produtos no mercado global de Internet […]

The post Telemetria de frotas é premiada em concurso internacional first appeared on O Ônibus.

]]>
KORE, líder global em soluções de Internet das Coisas e pioneira no fornecimento de conectividade, soluções e análises de IoT, é a vencedora do 9º IoT Breakthrough Awards, na categoria Produto de Carro Conectado do Ano. Realizado pela IoT Breakthrough, especialista em inteligência de mercado que avalia as principais empresas, tecnologias e produtos no mercado global de Internet das Coisas, o prêmio reconheceu a inovação da solução KORE In-Vehicle Video (IVV), disponível no Brasil com o nome de Sistema de Câmeras Internas Automotivas.

Formado por uma câmera frontal para o veículo, uma câmera interna na cabine, recursos de Inteligência ArtificialSIM cards e plataforma de gestão, a premiada solução permite obter informações em tempo real sobre as principais métricas de desempenho do veículo e do comportamento do motorista. A câmera frontal alerta para riscos de colisão frontal e com pedestres, desvios das faixas de rodagem e leitura de placas com limites de velocidade. Suporta vídeo ao vivo, playback e configuração via APP, com duplo SD card (até 256GB cada). A câmera interna acompanha movimentos, expressões e comportamento do motorista em tempo real, como sonolência, distração, uso do celular, cigarro, falta de cinto de segurança e, até mesmo, bloqueio da câmera ou a própria ausência de condutor, conseguindo detectar condições de maior risco ao volante, com alertas imediatos à central e, inclusive, alertas de voz para o condutor.

Com a gestão logística mais precisa, automática e em tempo real, é possível aumentar a segurança de cargas, condutores e vias, reduzindo o número de acidentes, ao mesmo tempo em que há melhor desempenho e redução dos custos operacionais. O sistema também permite indicar possíveis causas de acidentes e facilitar o treinamento oportuno e eficaz dos motoristas. Vídeos contínuos são capturados com transmissão ao vivo, com câmeras que contam com sensores infravermelhos para visão noturna, e cliques ou vídeos instantâneos podem ser acionados durante a rota de um veículo e, se necessário, usados como prova em ocorrências. Os vídeos também podem ser acessados ​​remotamente sem a necessidade de acesso físico ao veículo.

Sistemas de vídeo no veículo ajudam a reduzir a frequência de colisões e, consequentemente, os custos de seguro. Os recursos de segurança por vídeo da KORE reduzem os riscos de acidente culposo. Os gestores de frota também podem dimensionar como os veículos estão sendo usados ​​e o desempenho dos motoristas, usando dados contextuais para planejar treinamentos específicos. Esta solução pronta para uso da KORE simplifica o rastreamento, monitoramento e gerenciamento remoto de veículos e motoristas, eliminando integrações e configurações dispendiosas.

“É uma honra receber este prêmio da IoT Breakthrough, especialmente com todo o trabalho que nossa equipe colocou no desenvolvimento de soluções que atendem às necessidades de frotas de todos os tamanhos. Nossa tecnologia foi construída para ajudar nossos clientes a melhorar o comportamento dos motoristas, reduzir custos de seguro e aumentar a segurança de suas frotas”, disse Ron Totton, presidente e CEO da KORE. “A solução KORE também vem com ofertas de conectividade e equipe de suporte completa para ajudar nossos clientes a defender motoristas inocentes, reduzir potencialmente os prêmios de seguro e acelerar os pedidos de cobertura de seguros com evidências em vídeo de alta definição.”

O principal objetivo do IoT Breakthrough Awards é conduzir análises mais abrangentes do setor global de Internet das Coisas e reconhecer os inovadores, líderes e visionários “revolucionários” em uma ampla gama de categorias de IoT, como IoT Industrial e Empresarial, Smart Cities, Segurança, Casa Conectada e Automação Residencial, Carro Conectado, entre outras. O programa deste ano atraiu milhares de indicações de empresas de todo o mundo.

“A KORE está ajudando a salvar vidas e dinheiro. A taxa anual de acidentes com frotas comerciais é de aproximadamente 20%, o que significa que um em cada cinco veículos participará de uma colisão, comprometendo a segurança e prejudicando financeiramente as empresas. Embora sistemas de vídeo no veículo possam ajudar, adotá-los tem sido um desafio devido à necessidade de vários sistemas e requisitos”, disse Steve Johansson, diretor administrativo da IoT Breakthrough. “A solução KORE aproveita a tecnologia mais recente para melhorar o comportamento do motorista e aumentar a produtividade, bem como capacitar as organizações para identificar falhas em acidentes e facilitar o treinamento eficaz dos motoristas. Estamos muito satisfeitos em reconhecer a KORE com o prêmio de ‘Produto de Carro Conectado do Ano’!

Sobre a KORE

KORE é pioneira, líder e consultora confiável no fornecimento de soluções e serviços essenciais de IoT. Capacita organizações de todos os tamanhos a melhorar os resultados operacionais e de negócios, simplificando a complexidade da IoT. Seu profundo conhecimento e experiência em IoT, alcance global, soluções desenvolvidas especificamente para cada aplicação e agilidade de implantação aceleram e impactam materialmente os resultados de negócios dos clientes. www. korewireless.com

Sobre o IoT Breakthrough Awards

Como parte da Tech Breakthrough, plataforma líder de inteligência de mercado e certificação em inovação e liderança tecnológica global, o IoT Breakthrough Awards é dedicado a reconhecer a excelência em tecnologias, serviços, empresas e produtos da Internet das Coisas, em categorias como Casa Conectada e Automação Residencial, Carro Conectado, IoT Industrial (IIoT), Cidades Inteligentes, IoT no Varejo, entre outras. www.IoTBreakthrough.com

A Tech Breakthrough LLC não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em nossos programas de reconhecimento e não aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas os fornecedores com designações de prêmios. O reconhecimento da Tech Breakthrough LLC consiste nas opiniões da organização Tech Breakthrough LLC e não deve ser interpretado como afirmações de fatos. A Tech Breakthrough LLC se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a este programa de premiação, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a uma finalidade específica.

As informações são da Kore.

The post Telemetria de frotas é premiada em concurso internacional first appeared on O Ônibus.

]]>
https://oonibus.com.br/destaque/telemetria-de-frotas-e-premiada-em-concurso-internacional/feed/ 0
Mercedes-Benz leva seu ônibus elétrico para ser testado no Chile https://oonibus.com.br/destaque/mercedes-benz-leva-seu-onibus-eletrico-para-ser-testado-no-chile/ https://oonibus.com.br/destaque/mercedes-benz-leva-seu-onibus-eletrico-para-ser-testado-no-chile/#respond Thu, 16 Jan 2025 11:18:37 +0000 https://oonibus.com.br/?p=1979 A Mercedes-Benz do Brasil realizou os primeiros testes do seu chassi de ônibus elétrico a baterias fora do Brasil, o modelo eO500U equipado com carroceria Caio eMillennium, para o Chile, que é também a primeira para a região da América Latina. Esse veículo foi exportado temporariamente para demonstração a clientes e gestores do transporte coletivo, sendo utilizada em trechos […]

The post Mercedes-Benz leva seu ônibus elétrico para ser testado no Chile first appeared on O Ônibus.

]]>
A Mercedes-Benz do Brasil realizou os primeiros testes do seu chassi de ônibus elétrico a baterias fora do Brasil, o modelo eO500U equipado com carroceria Caio eMillennium, para o Chile, que é também a primeira para a região da América Latina. Esse veículo foi exportado temporariamente para demonstração a clientes e gestores do transporte coletivo, sendo utilizada em trechos urbanos da cidade de Santiago. Esta ação é resultado de uma parceria entre o Centro Regional Daimler América Latina e a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz.

“Com essa demonstração e início dos tetes do eO500U no Chile, consolidamos mais um marco de expansão da nossa Empresa no rumo da eletromobilidade em ônibus na América Latina. Este moderno veículo especialmente indicado para centros urbanos foi desenvolvido para o Brasil e para os países da América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes da região”, destaca Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Seus benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, extremamente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”.

Apoio aos clientes na transição para os veículos elétricos

“Juntamente com nossos clientes e parceiros, iremos construir as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação”, diz Jens Burger. “Eles terão nossa total dedicação para esse momento em que vão adotar a nova tecnologia. Estaremos com os clientes em todo o novo ciclo do nosso veículo, afinal, eles também vão entrar nessa nova era conosco, sempre visando à eficiência tecnológica, ecológica e de custos operacionais, o que irá garantir a viabilidade dessa solução para as empresas de transporte de passageiros”.

“Com sua chegada aos mercados latino-americanos, o eO500U atenderá às especificações de cada país. O segmento de ônibus urbano está totalmente sintonizado com as megatendências da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. Temos muito orgulho em dizer que este é um produto da América Latina para o mundo. Com ele, nossa Empresa segue na vanguarda das inovações para o transporte e a mobilidade urbana. Temos uma visão clara da responsabilidade com os clientes, colaboradores e fornecedores, assim como com a sociedade”, ressalta Jens Burger.

A Mercedes-Benz do Brasil, com apoio de seus representantes e outros parceiros na América Latina, dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. A Empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado.

Mais do que um novo produto, o chassi de ônibus elétrico eO500U representa um importante passo da Mercedes-Benz na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos.

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica

O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.

Este novo membro da consagrada linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carrocerias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km e a maior capacidade de transporte de passageiros.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, confortável e extremamente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção, motores elétricos, eixos e outros itens.

eO500U para o Chile é o mesmo já entregue a clientes em São Paulo

“Os testes do eO500U para demonstração em Santiago do Chile reforça nossa parceria com a encarroçadora Caio no atendimento a clientes do Brasil e da América Latina”, diz Mauricio Yamamoto, managing director Bus Regional Center Daimler Latina. Este ônibus está equipado com a mesma carroceria dos elétricos que a Mercedes-Benz já está entregando que possui low entry, peso total de 20.008 kg (chassi + carroceria + passageiros + 1 ppd + motorista), 3 portas e 31 assentos e capacidade total de transportar 80 passageiros”, ressalta Mauricio Yamamoto.

“A chegada do eO500U ao mercado latino-americano é um grande marco histórico no desenvolvimento de chassis de ônibus que mostra a expertise da equipe de Engenharia e Desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil. Estamos fazendo tudo isso com tecnologia de ponta e muito motivados pela paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, contribuindo para a qualidade de vida nas grandes cidades, no Brasil, na América Latina e em outros países”, conclui Mauricio Yamamoto.

eO500U com carroceria eMillennium da Caio para 91 passageiros

O ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U homologado no Chile, com carroceria eMillennium da Caio, tem capacidade para 27 passageiros sentados e 64 em pé, alcançando uma lotação total de 91 passageiros.

Este modelo conta com duas portas do lado direito tipo Fole, com embarque dianteiro e acionamento eletropneumático, quatro janelas basculantes com trava elétrica e janelas coladas com vidro total fixo.

As poltronas do salão de passageiros seguem o modelo injetado semi-estofado e a poltrona do motorista é pneumática. O cockpit do condutor dispõe de porta com trava e vidro com película antirreflexo. O piso é revestido em taraflex.

O ônibus conta com quatro itinerários eletrônicos: um frontal, um traseiro, um optativo no lado direito e um na janela lateral do lado direito superior.

Para maior conforto e acessibilidade, o eO500U eMillennium conta com ar-condicionado, espaço para PPD, rampa de acesso para PPD, tomadas USB no salão de passageiros e sistema Wi-Fi.

O veículo conta ainda com sistema Multiplex, gabinete para componentes de tecnologia embarcada, cortina de ar nas caixas de portas, conjunto de iluminação em full led, sistema Canbus e monitoramento ADAS, monitor de 21” para informações aos passageiros, sistema de gravação com cinco câmeras internas, uma câmera de ré e um monitor de 10” para o condutor, sistema de áudio para comunicação entre o condutor e os passageiros com megafonia e sensor de estacionamento na dianteira e na traseira, além de itens do padrão Caio de exportação.

As informações são da Mercedes-Benz

The post Mercedes-Benz leva seu ônibus elétrico para ser testado no Chile first appeared on O Ônibus.

]]>
https://oonibus.com.br/destaque/mercedes-benz-leva-seu-onibus-eletrico-para-ser-testado-no-chile/feed/ 0